sábado, 3 de janeiro de 2009

BRINDAR COM UM CÁLICE DE PORTO



Levantei o meu cálice, brindei e pensei. Pensei e fiz votos para que 2009 não nos desfaça os sonhos a que ainda temos direito. A realidade de 2009 começou muito antes. Os indefesos ainda preparavam o seu escudo quando de repente o vulcão vomitou a palavra chave: CRISE.
Deito no meu e nos outros cálices, mais um pouco de Porto, levantei-o de novo e tornei a pensar. Pensei e fiz votos para que os mais pobres e os que já não tem direitos assegurados, como as crianças e os velhos, onde abunda a infelicidade de não serem capazes de se defenderem da crueldade agressora tenham ainda a possibilidade de sonharem como qualquer ser humano.
Pensei e de novo fiz votos para que os poderosos, os sempre ilimitados, os corruptos e os sempre "bem abençoados", não esmaguem com os seus tanques de tirania, os ainda empregados onde buscam a fonte dos seus rendimentos para se aliarem á sobrevivência e com alguma segurança, recuarem do abismo da miséria.
E no meio disto tudo, ainda tive tempo de levantar o meu cálice de Porto e brindar a toda a comunidade do forum-futebolar, para que nunca deixem de ser o que são. Defendendo os seus ideais e paixões dentro do livre e mais elementar direito de expressão.
Levanto de novo o meu cálice e brindo com todo o prazer á garra dos Portistas e Benfiquistas, dentro da adversidade que estas duas familias têm. Porque sem a garra e a luta entre estas duas familias o futebol não presta e o forum-futebolar não existia.
Nesta duas familias é impossível dizer que o Pai Natal que presenteou o FCP é o mesmo que presenteou o SLB.
O futebol é isto!!! - E quando o deixar de ser é porque as novas tecnologias, substituiram o árbitro e a comunidadde deixou de discutir pessoas para passar a discutir programas informáticos.
O autor deste artigo, reconhece que é a luta entre estas duas familias que alimentam os jornais, a TV e que com ou sem CRISE, ou se é do FCPorto, ou se é contra ele. Ou se se é do SLBenfica ou se é contra ele.
Situações há que por vezes se não na maioria dos casos a familia FCP fica mais contente com uma derrota do SLB, assim como o contrario é verdadeiro.
Como diz o ditado: - " o que importa é chegar a Roma e nunca como lá se chega!!!"
Numa análise aos meus artigos de opinião, verifiquei que sómente 8% da população do futebolar criticou verdadeiramente os textos publicados.
O resto, 92% "empurraram" os artigos para uma luta entre as familias do FCP e do SLB, travando uma luta clara entre clãs cada vez mais senhores duma estética tolerável de familias inimigas.
E isto não pode ser?
Claro que pode!!
A herança do passado fez nascer o mito dos "grandes rivais". Hoje a rivalidade é uma inocência.
Toda a gente do forum sabe a cor da minha alma e a cor do meu coração. E, toda a gente sabe que pertenço com muito orgulho e honra á cidade que troca os v pelos b, mas não troca a liberdade pela servidão.
Porque tenho orgulho na minha cidade no que sou e como sou e no meu Salgueiros da 7ª divisão e porque também é velhinho e criança recem nascida, dedico-lhe este brinde:
faço do teu nome
um caminho de curvas desertas
rastros e portas abertas
sem trajectória certa
ou limha reta
antes, uma aventura descoberta
faço de ti a saudade que reveste
e a lembraça que veste
uma esperança forte
num caminho que não passa por mim
mas que nunca terminará aqui
neste clube sem fim
Como se diz neste País:"...nobre Povo, Nação Valente "