quinta-feira, 22 de setembro de 2011

ANTÓNIO AROSO-SAUDADES A PRETO E BRANCO-PARTE II



HOMENAGEM AO MEU TREINADOR/PROFESSOR, SENHOR REBELO


ANTES DE MAIS AS MINHAS DESCULPAS A ALDOAR PELO ÚLTIMO TEXTO EM PARTE I 
NÃO TER REFERIDO QUE ANTÓNIO AROSO É UM BAIRRO DA FREGUESIA DE ALDOAR.

APROVEITAR ESTA PÁGINA PARA O MEU PÚBLICO AGRADECIMENTO Á JUNTA DE FREGUESIA, POR TER POSTADO NO SEU SIT UMA FOTO DOS BELENENSES ANTÓNIO AROSO.


VOU HOMENAGEAR COMO SE ESTIVESSE A HOMENAGEAR O MEU PRIMEIRO PROFESSOR QUE PELAS MELHORES RAZÕES ME MARACOU PARA TODA A VIDA.

Morador em António Aroso, na enorme Rua de Roriz, na casa acima arvorizada, teve a minha juventude os meus amigos e a AAAA a sorte de ter encontrado um homem com vocação para nos ensinar diversos posicionamentos. - Para a vida, para o futebol e para o desporto em geral. 
Senhor de uma autoridade sem ser autoritário, lançou para dentro de um "bando" desejoso de encontrar  um chefe, um amigo, um pai, um professor. 
Com humor e amor á rapaziada que treinava no famigerado e louvado ESTÁDIO DO DESERTO, hoje palco de outras moradias de costas voltadas para as costas das do Aroso., tinha sempre na sua voz marcada pela cadência do seu saber uma sinfonia de cortezia, respeito e admiração para com os seus alunos.
Obrigado Mestre e senhor Rebelo.
A mancha vermelha da foto é o nosso querido Bairro António Aroso. 

A parte branca era o nosso ESTÁDIO do DESERTO. Foi nesta"escola" manchada do branco, agora em geometria de moradias que o Senhor Rebelo aparecia para fazer os treinos. 
Saltávamos  o muro da Casa do Senhor Tito Livio e logo  a relva ondulada e esburacada mas fofa e atraente  nos sabia receber. A nossa preparação tinha um pouco de treino fisico e muito de bola. 

O Mestre sabia que naquelas idades o que mais contava era a bola. O ano era de 1960. A Associação Académica António Aroso ia participar num torneio  de futebol de 5 com a responsabilidade do SCSalgueiros, patrocionado pelo Jornal de Noticias e jogado no campo pelado de Basquete e de Andebol do Académico Futebol Clube (CARTÃO DE ATLETA COM O MEU NOME E CLUBE) O cartão refere o ano o organizador e o patrocionador. Saudades? Muitas. Muitas Senhor Rebelo. Muitas meus queridos Arosianos. Muitas e com muito medo de me esquecer de alguns nomes.




Eram pardalitos Arosianos da parte de "baixo"  da parte do "meio" e de "cima" sempre com uma intenção comum: ANTÓNIO AROSO SEMPRE.

Ainda me lembro do equipamento vermelho escuro com golas azuis, calções e meias azuis. Alguns nomes para a história;- ZÉ BEATRIZ, RUCA,FONSECA, ALBANO, CARLOS, TAVARES, CARDOSO, REGO E O TONINHO PAULA. 

Passamos a 1ª fase e na segunda fomos para o Bairro. Tristes ? chegamos tristes, orgulhosos e motivados para dar continuidade ao que mais tarde passou a ser UAAA.

Não me esqueço nunca de uma frase do Mestre Rebelo: Se não houver uma boa recepção, nunca haverá um bom passe. E este Estádio Deserto é bom para isso.

Também não me esqueço dos incentivos verbais durante o Jogo: "Bai"! Luta! Ganha!

Um abraço Senhor Rebelo e um muito obrigado por ser meu amigo.





1 comentário:

Unknown disse...

Grande Carlos, abraço da velha guarda!
Parabéns por teres trazido nomes que faltavam de facto à memória da AAAA...
Senhor Rebelo, Sempre!
Mais modestamente havia o Senhor Borges...lides mais burocráticas e de dinheiros.
Também para lá andava um tal Marinho.
Sim,velho Deserto...muita saudade.