quarta-feira, 19 de maio de 2010

SÃO JORGE E O DRAGÃO


“O mundo dos contos clássicos constitui um tesouro de imaginação e sabedoria que, com o passar dos anos, tem aumentado o seu vigor, a sua eficácia pedagógica e a sua grande capacidade de sugestão” Edições Majora (ref.R3300)

A exemplo do que costume fazer quando compro livros para mim compro sempre uns livros de histórias clássicas para contar aos meus netos.. Lembram-se de A CAMA DO DRAGÃO que faz parte dos artigos por mim publicados no percurso da minha participação no futebolar?

Aqui vai mais um clássico:

- “ Era uma vez un Dragão que aterrorizava todo o reino. Queimava os campos e ameaçava queimar os seus habitantes.
Além disso, queria sempre que lhe dessem animais como oferta e os rebanhos do reino estavam cada vez mais pequenos. Por isso o rei decidiu contratar um famoso guerreiro para lutar contra o Dragão. Hoje virá para nos cobrar as ovelhas que nos pediu como oferta, e srá o melhor momento para o atacar - disse o Rei.

Mas foi tudo em vão. O terrivel Dragão, lançando enormes labaredas pela boca, fez fugir o guerrreiro.
- Meu Deus! - exclamou o Rei. Será que ninguém nos vai livrar deste horrivel monstro? As nossas cultivações e o nosso gado estão quase a esgotar-se!



Até que por fim, chegou o dia em que todos os estábulos e currais estavam vazios, e os campos devastados. O Dragão tinha devorado todos os animais, e queimado toda a cultivação. Mas continuava a pedir mais ofertas, ameaçando destruir o reino e matar os seus habitantes.
- A próxima oferta - decidiram entre todos - terá de ser uma pessoa.
Mas quem iria entregar-se ao Dragão? Ninguém queria ter um destino tão horrivel, por isso fizeram um sorteio. Puseram papelinhos numa caixa e a quem saísse o que estava marcado, seria a vitima.
E, para desespero do Rei, foi a sua própria filha quem tirou o trágico papelinho.
A jovem Princesa aceitou o seu destino com coragem e resignação. Ordenou que abrissem as portas do castelo e saiu ao encontro do monstro.



Então, aconteceu algo de extraordinário. De repente surgiu um cavaleiro galopando num cavalo branco, colocou-se entre os dois e dasafiou o monsro. Furioso com a interrupção, o Dragão lançou-lhe a mais poderos das labaredas...
Porém o misterioso cavaleiro voou sobre a nuvem de fogo e cravou a sua lança no ventre do Dragão, que era a sua zona mais vulnerável. Seguiu-se depois uma luta terrivel e, no final, o monstro estava morto.



É um milagre! - Gritava o povo entusiasmado. E era mesmo um milagre, porque do sangue do Dragão começaram a nascer rosas vermelhas. A Princesa pegou numa e pediu ao cavaleiro que ficasse. Mas este respondeu:
- Não posso ficar, esperam-mes outras causas.
E vendo a tristeza da donzela, disse:
-Prometo voltar semore que precisem de mim. Dito isto, S. Jorge- pois este era o misterioso cavaleiro-despediu-se e pôs-se a galope no seu cavalo.

E o Rei, a Princesa e os restantes habitantes seguiram-no até o perderem de vista no horizonte

Sem comentários: