sábado, 13 de fevereiro de 2010

ARTUR AGOSTINHO: - PALAVRAS PARA QUÊ?

Artur Agostinho (25 de Dezembro de 1920) é um jornalista, radialista e actor português.



Participou nos filmes Cais do Sodré (1946), O Leão da Estrela (1947), Capas Negras (1947), Cantiga da Rua (1950), Sonhar é Fácil (1951), O Tarzan do 5.º Esquerdo (1958), Dois Dias no Paraíso (1958), O Testamento do Senhor Napumoceno (1997), e A Sombra dos Abutres (1998).



Apresentou o primeiro concurso da televisão portuguesa, o "Quem Sabe, Sabe", e participou em programas como "O Senhor que se Segue", "No Tempo Em Que Você Nasceu" e "Curto-Circuito" e ainda nas séries e telenovelas



"Casa da Saudade"... Alberto Gaspar

"Ganância"... Jorge

"Clube das Chaves",

"Ana e os Sete"... Adriano Villar

"Sonhos Traídos"... Vicente

"Inspector Max"... Gastão

"Tu e Eu"... Adalberto Maravilhas

"Pai à Força"... Manuel

"Eterno Amor"... José

Fez parte do departamento desportivo da80 do Séc Rádio Renascença, , depois de ter sido um dos mais brilhantes relatores desportivos de sempre aos microfones da Emissora Nacional de Radiodifusão.



Foi proprietário de uma agência de publicidade, a Sonarte, e jornalista. Dirigiu o diário desportivo Record, entre 1963 e 1974, tendo regressado ao jornal como colunista e patrono do prémio destinado a premiar o desportista do ano, em 2005. Entretanto, foi também director do Jornal do Sporting.



Em 2009 lançou o livro "Bela, riquíssima e além disso ...viúva".



Tinha eu, talvez uns 10 anos. No velhinho campo do Salgueiros em Paranhos/Porto ia dar-se inicio a um SALGUEIROS-SPORTING.



Fugi a tudo quanto era policia. Fintei um porteiro e coloquei-me junto aos antigos balneários que ficavam por debaixo da Bancada do lado Sul.



Para além de ir ver defender o Carvalho, o Hilário, o Pérides, o Lourenço como ponta-de lança, queria saber como este homem relatava para os ouvintes da EN



Neste sitio, quase junto á porta de acesso ao balneário do Sporting estava instalado o Quartel-General da EN com Artur Agostinho a ligar e a desligar um Pbx.



De repente começa o jogo. E aquela voz marcante, genial e contagiante



inicia o seu comentar a dizer; - "Grande jogada do Sporting, a bola vai até Lourenço. Este prepara o remate, faz uma finta, chuta e a bola passa a centimetros do poste do lado direito da baliza do Salgueiros





Eu, nem queria acreditar e de repente, disse-lhe: - Sr. Artur Agostinho;



Olhe que a bola não passou a centimetros da baliza do Salgueiros, passou aí a uns bons 2 metros, e não foi o Lourenço que chutou! foi outro Jogador, disse eu na minha ingénua importância.



Resposta de Artur Agostinho: - Só eu e tú é que vimos que foi mentira, mas estas não fazem mal a ninguém.





Obrigado Senhor Artur Agostinho.

Sem comentários: